Todos sabem que os filmes gostam de trazer belas histórias. Esses dias, assisti a um filme intitulado: Universidade dos Monstros. Bem engraçadinho, mas que escondia uma grande lição de moral. O personagem principal, Mike Wazowsk, sonhava em ser um monstro assustador. Ele percorreu todos os passos com muito esforço e dedicação, sendo assim aprovado na Universidade dos Monstros, um sonho desde criança. Logo quando entrou, viu de perto tudo se tornar real, mas ele percebeu que não seria nada fácil.
A principal dificuldade foi a falta de credibilidade perante os outros monstros, pois Wazowsk não tinha uma aparência assustadora, competência considerada necessária. Ouviu duras críticas, principalmente do monstro Sulley, um sujeito prepotente e arrogante, mas com um enorme potencial para ser assustador. Ele ouviu pessoas dizendo que ele não era bom e que não ia conseguir, o que o intrigava, pois estudou muito e sabia todas as técnicas que estavam nos livros. Mas o tempo foi passando e ele descobriu que não conseguiria fazer nada sozinho.
Tentando encontrar uma saída, Wazowsk viu um cartaz na universidade que informava sobre um evento chamado “Olimpíada dos Sustos”, o que seria uma grande chance para que ele pudesse provar a todos que era um campeão. Conseguiu convencer alguns monstros nada convencionais e foi obrigado a aceitar Sulley em sua equipe (que de equipe não tinha nada).
A disputa começou e eles não entendiam que só ganhariam o jogo atuando juntos. Wazowsk aos poucos percebeu que cada um tinha habilidades que sozinhas não faziam tanta diferença, mas juntas, tinham grande poder para vencer. Então ele começou a treinar a equipe com todo o conhecimento que adquiriu nos estudos, e Sulley que agora era seu melhor amigo, deixou de ser prepotente para ajudar a equipe com seus conhecimentos.
No fim, a equipe foi vencedora e Wazowsk se tornou o “técnico dos monstros assustadores” e um grande motivador de equipes!
O que aprendi:
– Devemos dar foco nas competências que somos fortes, trabalhar as fraquezas e delegar o resto!
– Ter cuidado com os “burros motivados” (Leia ROBERTO SHINYASHIKI).
– Pessoas difíceis podem ser grandes aliadas se aprendermos a lidar com elas. Pense que também podemos ser difíceis para quem está ao nosso redor.
– Todos nós temos competências fortes. Todos nós somos excelentes em algo. O que nos falta é autoconhecimento.
– Estude muito! Nada supera um bom conhecimento técnico aliado as demais competências comportamentais.
– Trabalhe sua autoestima. Ela é tudo nessa vida!!! Confie em si mesmo e acredite no seu potencial!
Dessa forma, seja nos estudos, na elaboração de metas, no seu trabalho. Tenha consciência que com muita dedicação, podemos alcançar o sucesso!
- Uma grande lição de liderança e autoestima - março 19, 2018
- Pessoas com deficiência na educação: reflexões. - fevereiro 26, 2018
- Uma aula para “ouvir” - fevereiro 21, 2018