Hoje vivemos em um mundo dinâmico em todas as suas vertentes. Estas mudanças nos obrigam a fazer escolhas, entender situações sob nossa ótica e nos posicionarmos nos complexos relacionamentos que vivemos em nossa família, trabalho e todos demais ambientes que por vez nos vemos mergulhados. Estas escolhas são cada vez mais difíceis, por sermos diferentes, aprendermos de maneiras diferentes e reagirmos de modos diversos. Um modelo mental nada mais é que um “programa em nosso cérebro”. É a base que cria as atitudes da pessoa diante da vida e faz com ela desencadeie um processo que gere os resultados em sua vida, sejam eles positivos ou não.
Muito se tem discutido sobre os novos métodos de ensino e os profissionais que tem seus modelos “engessados” são os que mais sofrem com essas mudanças, pois tem muita resistência ao novo e grande dificuldade em se adaptar com tecnologias ou novas ferramentas de trabalho, muitas vezes não acreditando que esses métodos podem aperfeiçoar o seu conhecimento auxiliando no processo de suas atividades.
Somos diariamente surpreendidos com o novo. Nossos modelos mentais são colocados à prova diariamente, necessitando de aprendizagem constante. Estamos falando de variáveis que por vezes nos influenciam mesmo que ainda não tenham ocorrido e outras de maneira contundente quando ocorrem. O desafio das instituições de ensino e dos profissionais que ali atuam é mapear estes fatores e traçar planos para que esse conhecimento não se perca, ou seja, mal aplicado.
Precisamos ter a mente aberta para aceitar os desafios na educação e assim aprender com eles, colocando nossos modelos mentais em prova e também em aprendizado constante, buscando o equilíbrio entre a flexibilidade e a incerteza.
Sala de aula invertida, uso da tecnologia, ensino à distância. Não importa. É preciso que nosso olhar seja para frente. O passado é importante como referencial, mas não é o leme do futuro. Caminharemos em reavaliação constante e aceitando estes desafios para nos impulsionar a sermos instituições e profissionais melhores, sempre.
- Uma grande lição de liderança e autoestima - março 19, 2018
- Pessoas com deficiência na educação: reflexões. - fevereiro 26, 2018
- Uma aula para “ouvir” - fevereiro 21, 2018