O que você sabe sobre educação financeira? Onde e com quem aprendeu? Você consegue gerir bem suas finanças?
Poucas pessoas conseguem responder a essas questões de modo direto e consistente, e muitas não dão a devida importância a esse assunto tão pouco discutido nas escolas e arrisco-me a dizer, nos lares, em família.
Segundo Kiyosaki, “inteligência financeira é o processo mental pelo qual resolvemos nossos problemas financeiros”. Em uma sociedade onde o dinheiro não fala, ele grita, ter essa inteligência é fundamental para a construção de qualquer negócio ou mesmo uma vida estável e abundante.
Nas escolas, o assunto finanças não tem espaço na grade curricular, que é constituída de conteúdos concentrados nas habilidade acadêmicas e profissionais que os alunos precisam adquirir, formando então profissionais que terão uma tendência a trabalhar para pagar conta e não trabalhar por um tempo e depois fazer com que o dinheiro trabalhe por eles.
O que a falta de inteligência financeira pode fazer
Aqui no Brasil temos uma economia que está passando por altos e baixos, está instável, e vemos muitas empresas quebrando, pessoas perdendo tudo o que tinham – não importa se era muito ou pouco – da noite para o dia, e com isso vemos vidas sendo arruinadas e famílias destruídas por conta da falta de dinheiro.
Ouço muitas pessoas dizerem que estão estressadas porque não tem dinheiro para pagar as contas, ou que trabalham muito e ganham pouco ou que o dinheiro que ganham nunca é suficiente.
Esses são casos clássicos de pouca ou nenhuma inteligência financeira, onde o dinheiro exerce um grande poder na vida das pessoas, quando na verdade o que deveria ter poder é a educação financeira, que é capaz de fazer com que qualquer pessoa domine o dinheiro e construa riqueza.
Quando temos uma educação financeira adequada entendemos como o dinheiro funciona, que ele vai e vem, e assim nos tornamos capazes de não mais trabalhar pelo dinheiro, mas fazer com que ele trabalhe por nós.
Se você encontrar alguém trabalhando insatisfeito e perguntar porque ainda continua naquele trabalho, uma resposta que ela pode te dar é: “Se eu não trabalhar aqui não terei dinheiro para pagar as contas.”
Mas você pode encontrar alguém que vive sendo hostilizado no trabalho e ainda sim permanece nele, e se repetir a pergunta anterior obterá uma resposta típica: “Tenho medo de ser mandado e embora e não ter dinheiro para me manter.”
Essas respostas fazem sentido, as pessoas não estão de certo modo errada, mas é evidente que elas não tiveram a educação financeira adequada.
Porque adquirir inteligência financeira
Seja criança, jovem ou adulto, ter inteligência financeira é fundamental para que possa viver uma vida abundante e não deixar que o dinheiro o domine.
Com a devida educação financeira somos capazes de realizar ótimos investimentos, economiza de modo consciente sem a necessidade de privação constante, e o mais interessante de tudo é que poderemos fazer com que o dinheiro trabalhe por nós 24 horas por dia, de geração a geração.
Se a inteligência financeira é capaz de trazer tantos benefícios, por que ela não é ensinada nas escolas ou mesmo em casa?
Ao ler esse texto caiu alguma ficha pra você em relação à educação financeira e sua situação financeira atual? Faz sentido para você a minha afirmação sobre a importância da educação financeira para crianças, jovens e adultos?
- Como o voluntariado transformou minha vida e minha carreira - junho 22, 2020
- 10 razões para fazer uma graduação no exterior - agosto 6, 2018
- Como transformar o estudo em aprendizado - julho 16, 2018