Educação

Fiz o ENEM. E agora, José?

Em menos de uma semana, 6,1 milhões de pessoas farão o famoso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Se o período pré-exame já deixa muitos apreensivos (tanto que algumas escolas estão buscando relaxar seus alunos nesses últimos dias), o pós-ENEM também não fica atrás: é o momento definitivo de escolher qual curso estudar pelos próximos 4 anos, pelo menos. No entanto, muitos não sabem bem como se entra de fato numa universidade ou como a nota conseguida na prova é usada. Pensando nisso, é interessante apresentar alguns programas que são a ponte entre o ENEM e o tão sonhado ensino superior.

 

Vestibular próprio

Antes de apresentar alguns programas, é importante ressaltar que muitas universidades públicas ainda possuem vestibular próprio total ou parcial, ou seja, podem aceitar ou não a nota do ENEM, a depender do curso escolhido ou do período do ano. Aqui você pode ver a lista das universidades. Se a universidade pretendida está na lista, entre em seu respectivo site e se informe.

 

SISU (Sistema de Seleção Unificada)

Sisu

Fonte: Site Sisu

Se sua intenção é ingressar numa universidade pública, deverá se inscrever no SISU, que é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) – alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 – ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

O Sisu abrirá as inscrições no mês de janeiro para ingressantes no primeiro período de 2018. Para tirar dúvidas, bem como saber quais instituições estão vinculadas ao programa, entre no site oficial.

 

Prouni (Programa Universidade para Todos)

Prouni

Fonte: Super Vestibular

Se seu objetivo é estudar em universidades particulares com bolsa de até 100%, deverá usar o Prouni, que é o programa do Ministério da Educação, criado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Para participar desse programa, o candidato deve atender a algumas exigências, como ter estudado em escola pública no ensino médio, ter algum tipo de deficiência física ou possuir renda familiar de no máximo 1,5 por pessoa (para bolsa integral) e de 3 por pessoa (bolsa parcial). Pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.

A previsão de abertura das inscrições referentes ao período 2018.1 é na primeira quinzena de fevereiro. Visite o site oficial e tire suas dúvidas.

 

FIES (Financiamento Estudantil)

Fies

Fonte: Faculdade Irecê

O aluno que deseja estudar em instituição particular, e que acabou não conseguindo uma bolsa pelo Prouni, ainda tem a possibilidade de financiar seus estudos através do FIES, que é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Assim como o SISU e Prouni, esse programa também exige a nota mínima média de 450.

Para se informar melhor sobre o programa, acesse o site oficial.

 

PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)

Pronatec

Fonte: Faculdade Irecê

O aluno ainda pode usar a nota obtida pelo ENEM para ingressar em cursos técnicos a partir do PRONATEC. Criado pelo governo federal em 2011, busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A oportunidade é direcionada para quem já concluiu o ensino médio e realizou o Enem e obteve nota acima de zero na prova de redação (aliás, saiba como obter uma redação nota 1000).

 

Como se pode ver, a quantidade de programas que permitem o acesso a um curso superior a partir do ENEM são muitos. Fiquem atentos às datas de inscrição desses programas para ingresso em 2018/1. Boa sorte a todos!

 

Maycon Miliorini