ENEM. Um exame que, para milhares de brasileiros, significa um passo crucial em direção à melhores condições de vida e escolha de uma área profissional. O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado este ano nos dias 5 e 12 de novembro. É a primeira vez que a prova ocorrerá em dois domingos seguidos, já que, normalmente, acontecia em um mesmo final de semana. Essa mudança traz alento para 6.1 milhões de inscritos em 2017 (menor número de inscrições desde 2013), que poderão descansar mais entre os dois dias de prova. Apesar disso, muitos jovens se sentem apreensivos cada vez mais que a data se aproxima, afinal, passaram o ano inteiro estudando para realizarem essa prova que poderá definir seu futuro. Cabe aos professores, nessas últimas semanas, buscarem formas de relaxar e motivar seus estudantes.
A pergunta do milhão
Na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho do Mato Grosso do Sul, os professores decidiram revisar os conteúdos de maneira diferente do cotidiano: simularam um “Show do Milhão” na escola. Ou seja, ao mesmo tempo em que os alunos estavam revisando os conteúdos, estavam se divertindo e consequentemente relaxando. Tanto professores quanto alunos aprovaram a ideia a viram como um diferencial para os últimos dias de estudos.
Relax, Don’t do it…
Já o Colégio Imaculada Conceição no Rio de Janeiro decidiu vencer diretamente o cansaço e o nervosismo: os alunos receberam técnicas de alongamento para relaxar. Para a coordenadora da escola, é necessário controlar o estresse e o cansaço, pois se não tratados podem trazer prejuízos tanto na hora da prova como na saúde também. Os alunos gostaram bastante das técnicas recebidas e as viram como uma forma de ampliar a concentração e acalmar.
Super-Heróis contra o baixo astral
No Centro Educacional Praia da Costa no Espírito Santo os alunos tiveram uma grande surpresa: aulões com professores vestidos de Super-Heróis. A revisão do conteúdo foi feita a partir de jogos e gincanas. Um dos professores responsáveis acredita que aprender em meio à diversão é relaxante. Além do mais, percebe-se que o aluno assimila melhor o conteúdo e não se sente sozinho nessa reta final (Fonte: Jornal A Tribuna, Edição do dia 23/09/2017).
Então relaxa!
Seja através de aulões divertidos, palestras motivacionais ou gincanas, é unanimidade por parte de educadores e vestibulandos que relaxar é o melhor remédio nas últimas semanas antes de uma prova como o ENEM, que dura 10 horas e possui 180 questões e uma redação. Segundo estudos, o relaxamento traz clareza mental, ampliação da memória, equilíbrio emocional, bom humor, saúde e aumento da autoestima, aspectos cruciais para quem deseja se dar bem nos estudos. No entanto, mesmo um aluno relaxado não consegue fugir da ansiedade. A orientadora educacional Elsa Ennes relata que um pouco de ansiedade até faz bem. “A ansiedade não deve ser vista como algo puramente negativo. Ela é a mola propulsora que estimula a ação para o cumprimento de metas. Sem uma dose de ansiedade, o vestibulando não se permitiria o desafio de ser avaliado para garantir uma vaga”.
Portanto, relaxe, aproveite o momento e faça uma boa prova!
- Diversidade na escola e a violência do silenciamento - julho 2, 2018
- Resenha do livro “Português no Ensino Médio e Formação do Professor” - junho 11, 2018
- Desafios para uma formação inovadora - maio 28, 2018