E para você que acredita que a educação – especialmente pública – do país está falida, toma essa. Trabalhei pelo Sebrae em uma oficina de Effectuation para alunos do Instituto Federal do Espírito Santo, em Barra de São Francisco em setembro deste ano. Effectuation é uma metodologia que ensina avaliar rapidamente um negócio iniciando-o pelo que você tem.
Fiquei surpresa com a efetividade daquele grupo, que eu preciso confessar – ajoelhada no milho – que eu achei que se tratava de mais uma dessas aulas pra encher linguiça pra alunos jovens, agitados e dispersos e que eu mais uma vez sairia frustrada por não conseguir fazer minha parte. Eu adorei estar errada e reavaliar meu paradigma baseado no senso comum e experiências recorrentes. Era uma turma atenta, questionadora, participativa.. isto já no terceiro round do dia que é a rotina de quem estuda à noite. Naquele dia eu conheci o grande maestro disto que é o professor Everaldo.
Há semanas ele vem me convidando para vir até Barra de São Francisco participar da banca de avaliação dos planos de negócio dos alunos formandos. Convém lembrar que é final de ano, semana de mil relatórios pra terminar, a cidade dista 250 km da minha casa, 5 horas pra ir, 5 pra voltar, chegar de madrugada pra trabalhar no outro dia e por aí vai. Entretanto o professor fez tanto esforço para que eu estivesse na banca, que eu me despenquei pra cá. Que sorte a minha.
Uma cidade pequena, com 44 mil habitantes, com mais de 26 mil na área rural e desta turma uns 90% de alunos bem humildes e pessoas simples. É de brilhar os olhos o que eu vi aqui.
Vi 6 planos de negócio muito bem elaborados, vi nível de detalhamento que normalmente não vejo nem em planos práticos, quem dirá didáticos. Vi a seriedade técnica do prof. Ricardo, o outro componente da banca, que discutia altíssimo nível de detalhes e assuntos de igual para igual com os alunos. Vi alunos seguros, sabendo o que estavam falando. Vi tranquilidade neles ao escutarem sugestões de melhorias. Vi slides de ótima qualidade, vi criatividade. Vi encantamento. Fui surpreendida ao ser servida para provar a panqueca sobre a qual as alunas estavam apresentando o plano do empreendimento. Vi desfile de moda, vi alunos bem arrumados na beca pra apresentar um trabalho onde era muito claro que cada envolvido fez o dever de casa.
O que eu vi aqui foi incentivo ao protagonismo do aluno, foi empoderamento, foi entrega. Foi aluno presente, empolgado e participante do início ao fim. O professor Everaldo é aquele sujeito entusiasmado, que respeita o aluno dando a ele todo o conteúdo que ele merece com qualidade, que senta junto, que encoraja e que se emociona. Existe aluno bom com professor ruim, mas não existe aluno ruim quando o professor é bom. E eu vi alunos brilhantes aqui.
Ser um bom professor é uma questão de caráter, de entregar o serviço contratado bem feito, de respeitar o cliente que é o aluno. E mais.. professor não é só quem dá aula, é quem influencia as pessoas ao redor a serem melhores pessoas.
Meus parabéns pelo excelente trabalho que o IFES de Barra de São Francisco realiza. Eu acredito na Educação. E tenho muito orgulho de ter conhecido o senhor, professor Eve.
Depoimento do Professor Everaldo
“Num mundo tão globalizado e porque não dizer tao universalizado, pois a lua e marte estão logo ali…e em 30 segundos tudo, completamente tudo pode mudar, acreditava-se q a arte de lecionar se tornaria ou mais fácil ou obsoleta.
Ser professor do Ifes e lecionar para centenas de alunos com necessidades especificas, sonhos únicos e realizaçoes inimagináveis é um ambiente que a virtualização do tudo não pode alcançar.
Dar aulas e ser professor são coisas muito distintas. Profissão de valor muitas vezes questionada, inclusive por estudantes, insisti em persistir no desafio de olhar o estudante como um todo. O feedback dos alunos com as atividades que desenvolvo no Ifes campus Barra de São Francisco, sejam elas via ensino pesquisa e extensão somente alegram os meus dia enquanto professor. A experiência da ultima disciplina (empreendedorismo e desenvolvimento de projetos) que ministro no curso técnico em administração me permite ver com mais clareza o que os alunos conseguiram evoluir não apenas em conteúdo, mas como protagonistas de um contexto social.
Definitivamente não me sinto ministrando apenas aulas para meus alunos. Ser professor do Ifes é estar apaixonado todos os dias a espera do amor que é presenciar e vivenciar o crescimento e a superação de cada estudante. Cada conquista sua, cada barreira ultrapassada….é isso que me move a estar em sala de aula e dizer para meus alunos: você consegue…você pode melhorar.
Ser professor é ser motivado a motivar. É entender necessidades especificas daquele aluno “mais brilhante” assim como daquele aluno que deseja tanto brilhar.
Usar o conteúdo de uma disciplina e transformar em algo que faça brilhar o olho do aluno e que ele entenda que seu sucesso é a realização profissional e não a recompensa financeira do professor, não ha nada mais magico e encantador!
Enquanto muitos não acreditam e não vivem o necessário em educação eu sou daqueles que aposto que a troca de conhecimento aluno professor é o que muda ambos, é o que muda uma sociedade.”
Prof. Everaldo de França – IFES Barra de São Francisco
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