Charles Chaplin - Tempos Modernos

Concepção de trabalho como forma de libertação da educação

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Sabe-se que o Ensino Médio, atualmente, é voltado completamente para o mercado de trabalho ou vestibular. Além disso, a formação é pautada pela dualidade trabalho intelectual e trabalho manual, dualidade esta que é a base estrutural capitalista. A uns poucos lhes cabe a formação intelectual e a outros, a maioria, apenas uma formação técnica. (mais…)

Uma grande lição de liderança e autoestima

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Todos sabem que os filmes gostam de trazer belas histórias. Esses dias, assisti a um filme intitulado: Universidade dos Monstros. Bem engraçadinho, mas que escondia uma grande lição de moral. O personagem principal, Mike Wazowsk, sonhava em ser um monstro assustador.  Ele percorreu todos os passos com muito esforço e dedicação, sendo assim aprovado na Universidade dos Monstros, um sonho desde criança. Logo quando entrou, viu de perto tudo se tornar real, mas ele percebeu que não seria nada fácil. (mais…)

Pessoas com deficiência na educação: reflexões.

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Pessoas com deficiência (PCD) são aquelas que têm impedimentos por um longo período de tempo, sendo de natureza física, mental o intelectual. Segundo o último censo (2010)  23,9% dos brasileiros possuem pelo menos uma das deficiências. A visual apresentou a maior ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora, ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental ou intelectual, em 1,40%. (mais…)

Uma aula para “ouvir”

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Nunca tive experiência com alunos deficientes. Nunca pensei que um dia poderia ter ou como
seria caso acontecesse. Mas um dia desses recebi a notícia: teria um aluno surdo e mudo para
o curso técnico, com uma intérprete. Naquele momento fiquei pensando como seria a
dinâmica, como ocorreria a inclusão, se precisaria adaptar minha aula, se ele iria me entender, se a intérprete saberia
“traduzir” minhas palavras com exatidão. Mil pensamentos vieram. (mais…)

A importância de se ensinar Línguas Estrangeiras segundo os PCNs

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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados em 1998, são diretrizes que norteiam a prática dos professores, estão disponíveis na página de internet do MEC e são divididos por etapas e por disciplinas. Na parte que concerne à disciplina de Línguas Estrangeiras, os PCNs deixam claro que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases e na declaração universal dos direitos linguísticos, publicada pelo Centro internacional Escarré para minorias Étnicas e Nações (CIEMEN), a aprendizagem de uma língua estrangeira é um direito de todos, logo, a escola já não pode mais se omitir a essa aprendizagem. (mais…)