Pessoas com deficiência (PCD) são aquelas que têm impedimentos por um longo período de tempo, sendo de natureza física, mental o intelectual. Segundo o último censo (2010) 23,9% dos brasileiros possuem pelo menos uma das deficiências. A visual apresentou a maior ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora, ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental ou intelectual, em 1,40%.
O indivíduo pode nascer com deficiência ou adquirir em algum momento da vida, através de acidentes ou doenças e essa alteração física e ao mesmo tempo psicológica poderá resultar em perda da autonomia, trazer problemas de discriminação e dificultar sua inserção na sociedade, pois devido a uma série de barreiras que podem ser físicas, como rampas ou banheiros adaptados; barreiras de comunicação como ausência de sistemas de comunicação em braile ou sonoros; sociais, relativa aos processos de inclusão/exclusão e barreiras atitudinais, gerada pelas atitudes e comportamento das pessoas.
Portanto, é nosso papel como cidadão quebrar estas barreiras e garantir que estas pessoas sejam inseridas, incluídas e acolhidas de uma forma que todos aprendam juntos buscando sempre compreender o processo de aprendizagem que cada deficiência necessita.
Com isso, podemos considerar que as pessoas com deficiência são possuem força de trabalho suficiente para colaborar com as organizações e com a vida em sociedade, sendo assim a escola deve ser um local de empoderamento ensinando que todos nós somos capazes de fazer escolhas, tomar decisões e assumir o controle das nossas vidas, dentro das limitações de cada um.
- Uma grande lição de liderança e autoestima - março 19, 2018
- Pessoas com deficiência na educação: reflexões. - fevereiro 26, 2018
- Uma aula para “ouvir” - fevereiro 21, 2018