Quando dialogamos acerca do ofício de professor, podemos ser levados automaticamente a Paulo Freire, educador revolucionário que lutou pelas justiças sociais através da educação. O pedagogo, em seu tempo, reconhecia o caráter árduo da profissão. “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores”. E diante disso, fazia um importante convite para que todos os professores seguissem firmes nessa missão. Algumas décadas nos separam de Freire, mas suas observações continuam atuais e importantes, principalmente em um momento no qual a violência se torna tão banal nas escolas. No entanto, a classe docente resiste e cada vez mais se une em prol de condições de trabalho mais dignas e uma educação justa. “Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, já nos dizia Freire.
Nesse sentido, buscando reconhecer, incentivar e premiar os professores que transformam de alguma forma o processo educacional, o Ministério da Educação, junto de instituições parceiras, instituiu em 2005 o “Prêmio Professores do Brasil”. A premiação, que já está na sua décima edição, revelou diversos projetos com inúmeras temáticas e nas três etapas da educação básica. Este ano o Ministério da Educação visa premiar professores de acordo com temáticas específicas, pelo Estado, Região e, por fim, nacionalmente. Que tal conhecermos alguns dos projetos vencedores dos últimos anos?
Projeto “Desembalando o problema do lixo” – Luciana Rosário, Serra/ES
Com o tema “Desembalando o problema do lixo”, a professora Luciana Rosário Frizzera foi uma das vencedoras da primeira edição em 2005. O projeto foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental João Pedro II no município da Serra/ES e nasceu diante da realidade que viviam a comunidade no entorno: péssimas condições de higiene (esgoto à céu aberto e lixões próximos da escola) e infraestrutura escolar precária. Diante dessa situação, a professora organizou um programa de educação ambiental para promover mudanças de comportamento dos alunos. Foram realizadas atividades, palestras, coletas seletivas, oficinas sobre confecção de embalagens feitas de lixo reciclável, entre outros. Observou-se melhorias de desempenho dos alunos e integração com a comunidade, o que resultou no surgimento de uma mini Ong – Peciclar.
Projeto “Cafeteria Sabor Literário” – Cláudia Gomes, Parnamirim/RN
Reconhecendo o caráter defasado do ensino de literatura nos últimos anos escolares, a professora Cláudia Gomes de Araújo desenvolveu o projeto “Cafeteria Sabor Literário”, que tinha o objetivo de estimular nos adolescentes o gosto pela literatura brasileira. A iniciativa ocorreu na Escola Estadual Presidente Roosevelt em Parnamirim/RN em 2008 na semana que se comemorou o Dia do Café. A experiência apresentou, através de danças, recitações, dramatizações, jograis, cantos e entrevistas, algumas Escolas Literárias, enfatizando o Realismo em homenagem ao centenário de Machado de Assis. Além de desenvolver a criatividade, o projeto apresentou aos alunos a história do café e seus benefícios. A professora Cláudia foi premiada na 4ª edição em 2009.
Projeto “Mulheres Inspiradoras” – Gina Vieira, Brasília/DF
Na 8ª edição, uma das professoras homenageadas foi Gina Vieira de Albuquerque (foto), da escola Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia em Brasília/DF. Com o projeto “Mulheres Inspiradoras”, a professora de português objetivava conscientizar seus alunos acerca do papel da mulher na sociedade atual além de alertar para a violência. Ela propôs a leitura da biografia de 10 mulheres inspiradoras, entre as quais encontravam-se Anne Frank, Malala Yousafzai e Carolina Maria de Jesus. Também promoveu um bate-papo entre seus alunos e uma pesquisadora do assunto. Por fim, cada aluno escreveu a história de uma mulher inspiradora de seu círculo social. A iniciativa fez muito sucesso e foi replicada por outros professores.
Apesar da difícil missão de educar, temos inúmeros exemplos de professores que fazem do seu ofício um meio de transformar a vida dos alunos e até da comunidade ao redor. O Prêmio Professores do Brasil é importante porque reconhece o trabalho desses docentes e os promove para que outros professores sejam inspirados.
A Spreading também reconhece o caráter social da educação e trabalha para que o conhecimento seja disseminado a mais pessoas e faça a diferença. Se você deseja contribuir para a educação, seja nosso voluntário. Conheça melhor nosso trabalho, junte-se a nós!
- Diversidade na escola e a violência do silenciamento - julho 2, 2018
- Resenha do livro “Português no Ensino Médio e Formação do Professor” - junho 11, 2018
- Desafios para uma formação inovadora - maio 28, 2018