CoachingEducação

Como o coaching pode transformar a educação

O coaching é uma metodologia que tem por objetivo ajudar qualquer pessoa a alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional até 20 vezes mais rápido utilizando-se de ferramentas, técnicas, estratégias e acima de tudo das habilidades da pessoa que está passando pelo processo de coaching.

E o que o coaching tem a ver com educação?

Talvez essa seja uma pergunta que está passando pela sua cabeça nesse exato momento, e a resposta é simples: TUDO.

 

No processo educacional existem diversas pessoas envolvidas, cada uma delas com uma responsabilidade diferente em relação à educação. Por exemplo, o aluno tem a responsabilidade de aprender, o professor de ensinar, o pai do aluno de apoiar o filho nos estudos e ajudá-lo no aprendizado, o gestor educacional é o responsável por proporcionar ao aluno um corpo docente de qualidade, capacitado e manter esse corpo docente motivado e com condições de trabalho.

 

Qualquer pessoa tem a vida baseada em 11 pilares essenciais, conforme pode ser visto na imagem a seguir:

Quando há um equilíbrio entre esses 11 pilares os resultados começam a aparecer e os objetivos a serem atingidos. Mas se o desequilíbrio impera, logo um pilar vai puxando o outro para baixo e os objetivos ficam cada vez mais distantes de serem alcançados.

 

Como no processo educacional existem várias pessoas envolvidas, cada uma com um perfil diferente, o desequilíbrio de uma pode afetar o equilíbrio de outra, assim como o equilíbrio de uma pode fazer com que outra se torne mais equilibrada.

 

A partir do momento em que esses pilares começam a ganhar um equilíbrio, os que estão menos equilibrados são afetados e começam a evoluir, ou seja, um pilar vai puxando o outro para cima ou para baixo.

 

Como o coaching pode transformar a educação

O coaching tem um poder grandioso para transformar a educação, uma vez que ele trará clareza em relação ao estado atual (presente) e desejado (futuro) dos envolvidos no processo.

 

Independente da posição do indivíduo no processo educacional, através do coaching ele pode descobrir o que está acontecendo, o que não está acontecendo, e os motivos que o colocaram na situação em que se encontra.

 

Os professores podem descobrir através do coaching como melhorar o seu desempenho em sala de aula, como lidar melhor com as situações que acontecem dentro de sala e como separarem a vida pessoal da profissional para que não tenham a saúde afetada pelo estresse diário.

 

Os gestores podem encontrar novas formas de gestão, relacionamento, interação e desenvolver uma equipe ainda mais saudável e comprometida com o processo educacional fazendo uso das ferramentas do coaching.

 

Os alunos podem descobrir através do coaching ferramentas e técnicas para que tenham maior aproveitamento dos estudos sem a necessidade de passar o dia inteiro estudando, também podem descobrir o que querem da sua vida para o futuro, qual profissão seguir, sem falar em todos os ganhos que terão como indivíduos no relacionamento interpessoal.

 

Os pais dos alunos podem entender, através do coaching, porque os filhos têm determinadas atitudes, porque gostam ou não de estudar, assim como ferramentas e técnicas para melhorar o relacionamento com os filhos e ajudá-los cada dia mais em todas as áreas da vida.

 

De uma modo geral, o coaching com todas as suas ferramentas, técnicas e estratégias é capaz de fazer com que cada envolvido no processo educacional enxerga tudo o que acontece com clareza e tome as melhores decisões para cada momento, agindo da forma certa, na hora certa, na intensidade certa.

 

Coaching Educacional

 

O coaching educacional é um dos segmentos do coaching que trabalha especificamente na área educacional, tanto com gestores e professores quanto com alunos e pais de alunos, ajudando-os a lidar com as mais variadas situações do processo educacional e da vida de forma obter sempre os melhores resultados e realizar os objetivos.

 

Os pesquisadores Eric Bettinger e Rachel Baker, da Stanford University Of Education (EUA), através de uma pesquisa realizada em 2011 (The Effects of Student Coaching in College: An Evaluation of a Randomized Experiment in Student Mentoring), identificaram que o coaching educacional é capaz de contribuir de diversas formas para o desenvolvimento do aluno, aumentar o índice de retenção dos alunos nas escolas e até mesmo reduzir os gastos com outras formas de estimular e manter alunos nas universidades.

 

Porque recorrer ao coaching educacional

 

Todos os envolvidos no processo educacional estão o tempo inteiro buscando vencer um desafio, alcançar um objetivo. Alguns possuem mais facilidade do que outros para lidarem com as adversidades, se organizarem, manterem o foco e lidar com os resultados ruins.

 

Ao recorrer ao coaching educacional, os indivíduos terão acesso a técnicas, estratégias, ferramentas e a conhecimentos sobre si que o colocaram em um novo caminho, mais claro e onde possuem controle sobre cada passo.

 

A transformação da educação não está apenas nas mãos dos governantes ou dos gestores das escolas, está na mão de cada um de nós e se tivermos o treinamento certo com as ferramentas e estratégias certas, podemos transformar a educação mesmo sem investimento financeiro de governo e gestores.

 

“É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza.” – Mario Sergio Cortella

Jonathan Lamim